Total de visualizações de página

Postagens mais vistas

A história da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Sede da Congregação Cristã no Brasil - Brás - São Paulo/SP

A Congregação Cristã no Brasil figura como a primeira igreja cristã a instalar-se em território nacional brasileiro sob a classificação teológica e sociológica "pentecostal". De origem ítalo-americana, sua introdução e estabelecimento derivam das atividades evangelísticas e missionárias historicamente atribuídas a Louis Francescon. 

HISTÓRIA Resultante de uma síntese entre elementos doutrinários de base protestante histórica (calvinista, valdense) e o denominado Avivamento Pentecostal de Chicago (1907), a Congregação Cristã apresenta-se, inicialmente, como um segmento adenominacional e categoricamente averso ao institucionalismo eclesiástico. Seu estabelecimento em terras brasileiras ocorre no final do primeiro decênio do séc. XX (1910), em dois distintos núcleos: Santo António da Platina (PR) e São Paulo, capital. Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, ancião (gr.: "presbítero") regularmente ordenado pela Primeira Igreja Presbiteriana de Chicago ("Prima Chiesa Presbiteriana Italiana di Chicago") adere à modalidade batismal imersionista (em oposição ao batismo por aspersão). Submetendo-se ao referido "rito", Francescon e alguns aderentes deliberam pela ruptura para com a anterior filiação (presbiteriana-valdense), dando-se, assim, origem à "Assemblea Cristiana Italiana di Chicago". 

Posteriormente, em 1907, vem a inteirar-se acerca de um movimento em voga em Chicago: a Missão Pentecostal (sob a liderança de William Durham - 943 West North Avenue). Efetivamente falando, a missão local consistia em uma extensão do evento de cunho avivalista iniciado em Los Angeles, Califórnia (Rua Azuza), no qual relatava-se a experiência neotestamentária descrita como "Batismo no Espírito Santo" (cuja emblemática marca restringia-se basicamente ao "falar em novas línguas"). Nesse mesmo núcleo estiveram presentes o sueco Daniel Berg (Assembleia de Deus) e a canadense Aimeé McPherson (Igreja do Evangelho Quadrangular). Em visita à Missão Pentecostal (após convite emitido) Francescon teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação de que o trabalho evangelístico ali desenvolvido dispunha do divino aval. 

Desse modo tanto Francescon como seus adeptos se fundem ao movimento presidido por Willian Durham, sendo a sua maioria agraciada com o Batismo no Espírito Santo (glossolalia \ xenoglossia). Em 15 de setembro de 1907, no entanto, regressam à "Assemblea Cristiana". Essa data, descrita por Francescon como "inesquecível dia" e por Pietro Ottolini como "um dia de sacra memória", testemunha um avivamento local sem precedentes, determinando o marco inicial daquele que viria a ser catalogado como "Movimento Pentecostal Italiano". 

Passadas três semanas, Louis Francescon é reeleito ancião. Em viagem missionária ao Brasil e como resultante de suas prédicas, Francescon efetua a 20 de abril de 1910 na cidade paranaense de Santo Antônio da Platina a sua primeira ministração batismal (evento tradicionalmente reconhecido como o marco inicial das atividades da Congregação Cristã em terras brasileiras). Na ocasião, foram batizados o italiano Felício Mascaro e mais dez aderentes. Na sequência o pioneiro dirige-se a cidade de São Paulo, na qual confere o sacramento do batismo a mais vinte pessoas, sendo estas de origem presbiteriana, metodista, batista e católica romana. 


Além de Francescon, diversos outros expoentes do pentecostalismo ítalo-americanos também atuaram como missionários no Brasil, tais como Luis Terragnoli, Augustinho Lencioni e Giuseppe Petrelli. Para fins de uniformidade e respaldo teológico-doutrinário, convocou-se em 1927, na cidade de Niagara Falls, NY (Estados Unidos da América), a Convenção da Igreja Cristã Italiana da América do Norte, na qual definiram-se os denominados "12 Articoli di Fede" (12 Artigos de Fé), posteriormente adotados pelas congêneres argentinas e italianas, e mais precisamente pela Congregação Cristã no Brasil, sob a designação oficial de "Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos". Durante os seus primeiros anos no Brasil, e em caráter extra-jurídico, seus membros ou adeptos apresentaram-se como "Assamblea Cristiana Reuniti nel Nome del Signore Gesú" (Assembleia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus). 

Em convenção realizada no ano de 1936, deliberou-se pela adoção do distintivo eclesiástico de Congregação Cristã do Brasil, registrada em 30 de março de 1936. Já em 1962 efetuou-se a alteração atualmente em vigor, substituindo-se a contração "do" por "no" (Congregação Cristã no Brasil). Majoritariamente italiana até a década de 1930, a Congregação Cristã veio a ampliar a sua membresia estendendo-a a etnias outras. Desde 1950 faz-se presente em todo território brasileiro e em todos os demais continentes. 

Em 2010, contabilizou 2,2 milhões de membros declarados (no Brasil), conforme o censo decenialmente aplicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com sede administrativa estabelecida em São Paulo, capital (Brás), a Congregação Cristã no Brasil realiza anualmente a sua Assembleia Ministerial Geral (oficialmente: Reuniões Gerais de Ensinamentos - RGE), cujas finalidades, entre outras, são: a avaliação de seu atual estado e desempenho; a elaboração de estratégias e medidas interventivas e o estreitamento dos laços de unidade e cooperação entre os integrantes do seu corpo ministerial em exercício.

Um comentário:

  1. O judaismo ...a igreja catolica...a igreja protestante...todos fala da biblia ...fala da palavra de deus...o inportante e a uniao ...para ganhar os perdidos ...vamos fazer a vontade deus.

    ResponderExcluir