Total de visualizações de página

Postagens mais vistas

Práticas e Liturgia

Práticas Conforme expresso nas seções subsequentes, a Congregação Cristã distingue-se do protestantismo convencional ou mesmo do pentecostalismo e derivados sob diversos aspectos. Dentre eles destacam-se o seu caráter declaradamente apolítico, anti-dizimista e sua oposição deliberada à mídia. 


Liturgia 

Reiterando sua postura historicamente reticente em relação ao formalismo e sua esterilidade ritualística, a Congregação Cristã rejeita a tradicional liturgia ocidental (romana e reformada). Apesar disso, suas reuniões e demais convocações regulares se atém à uma ordem previamente estabelecida. Recomenda-se a espontaneidade e uma contínua predisposição à inspiração do Espírito Santo - como o condutor de toda e qualquer ação referentes ao serviço de culto, incluindo-se a leitura e explanação do texto bíblico. 

Prioriza-se ainda a participação coletiva em detrimento de manifestações individualizantes, a exemplo do canto (congregacional, em uníssono). Outra peculiaridade diz respeito à apresentação feminina. Todas as mulheres presentes (à critério das visitantes) devem cobrir-se com véu - em atenção à primitiva orientação apostólica (I Coríntios, 11:1-15). Conserva-se ainda a saudação seguida do ósculo santo ou "beijo da paz" (ao término das reuniões e entre entre elementos do mesmo gênero). 

O recinto é divido em duas alas, sendo os assentos reservados separadamente a homens e mulheres. Exceto sob excepcionais circunstâncias as orações requerem uma posição corporal específica: joelhos. Embora incomum, facultam-se até três pregações sucessivas em um mesmo serviço de culto. 

Instrução Infanto-juvenil: Reuniões para Jovens e Menores 

A partir de 1936 e por determinação de Louis Francescon foram implantadas em território brasileiro as denominadas "Reuniões para Jovens e Menores" (inicialmente descritas por alguns como "Escolas Dominicais") cujo modelo já em prática nas congregações norte americanas tinha por escopo a instrução e a formação infanto-juvenil. Relatórios da época declaram que tal iniciativa foi "proveitosa e abençoada". 

Seu conteúdo consistia basicamente em orações, cânticos e no exame supervisionado das Escrituras. Em conformidade com a milenar tradição valdense, crianças e jovens já alfabetizados procediam ao recitativo de versículos e fragmentos bíblicos memorizados de antemão. A presidência das Reuniões para Jovens e Menores bem como a leitura dos textos sagrados e sua prédica eram franqueados a auxiliares de ambos sexos. 

Assim sucedeu, por exemplo, para com Rosina Balzano Francescon (esposa de Louis Francescon) em atuação por mais meio século junto ao núcleo inicial da "Assemblea Cristiana di Chicago". Atualmente, as Reuniões para Jovens e Menores transcorrem de forma correlata aos serviços regulares de culto, mantendo-se, todavia, os recitativos bíblicos e a solene prece do Pai Nosso.