Total de visualizações de página

Postagens mais vistas

A Música na Congregação Cristã no Brasil




Música 

 A Congregação Cristã no Brasil valoriza sua música sacra para fins de culto. 

Orquestra 

Até 1932 a Congregação Cristã no Brasil não possuía orquestra. Em algumas igrejas havia o órgão para o auxílio dos hinos, até que o fundador Louis Francescon convocou uma reunião a fim de inserir a orquestra na igreja para auxiliar a irmandade no canto. Ela provê aos fiéis homens escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências. 

Atualmente, são permitidos em sua orquestra os seguintes instrumentos: Violino, Viola, Viola Tenor, Violoncelo, Contra-Baixo Acústico 1/4, Flauta transversal, Oboé, Corne inglês, Fagote, Contrafagote, Clarinete, Clarone, Saxofone soprano, Saxofone alto, Saxofone tenor, Saxofone Barítono, Trompete, Cornet, Flugel-horn, Trompa, Trombonito, Trombone de pisto, Barítono, Saxhorn, Eufônio (também chamado de Bombardino), Bombardão, Tuba e Órgão. 

Hinário 

Hinário 05 CCB
Os cultos da Congregação Cristã no Brasil são acompanhados de hinos de um hinário intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus". Possui melodias e letras de autores norte-americanos, britânicos, russos e italianos tais como: Bentley DeForest Ackley, Hubert Platt Main, James Milton Black, João Dieners, Leila Naylor Morris, Martinho Lutero, Peter Philip Bilhorn, Samuel Sebastian Wesley, Silas Jones Vail, William Savage Pitts. Há também letras e melodias feitas no Brasil, notavelmente pela compositora Anna Spina Finotti. 

São 480 hinos e entre eles há especiais para batismos, santas ceias, funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores" e seis coros. Os hinários com notação musical contém as claves de Sol, Dó (somente para Violas) e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol, além do hinário de Cordas. 

O livro originariamente chamava-se Libro di Inni e Salmi Spirituali, posteriormente Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali e Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituais. No dia 17 de março de 2013 começou em todo o Brasil a utilização do Hinário n°5 com trinta novos hinos. A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.